Últimas Notícias

Maior segurança no transporte de baterias de lítio, pede IATA ao governo

Por Elox Trade • 13/07/2022

Compartilhe :

Buscando atender ao crescimento de 30% ao ano da demanda global de baterias de lítio, a IATA, Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) solicitou ao governo maior segurança e apoio ao transporte dessa mercadoria

Do mesmo modo como acontece com outras mercadorias, a associação pediu que o governo desenvolva e implemente normas globais de triagem, teste de incêndio e compartilhamento de informações sobre incidentes, além de incluir penalidades mais rígidas para despachantes que não agem de acordo com as normas e a criminalização de infrações graves ou intencionais

Tudo isso para que perigos como remessas não declaradas ou declaradas incorretamente e outros incidentes não venham a acontecer nos transportes.

Medidas de segurança solicitadas pela IATA

A seguir, seguem mais detalhes sobre algumas medidas de segurança pedidas pela IATA:

Padrão de teste de incêndio que contenha incêndio causado por bateria de lítio

Para a IATA é fundamental que o governo desenvolva e implemente um padrão de teste de incêndio que abranja a contenção de incêndio causado por bateria de lítio, além de sistemas atuais de supressão de incêndio no compartimento de carga.

Melhorias na coleta de dados de segurança e no compartilhamento de informações entre governos

Para conter os riscos das baterias de lítio de maneira eficaz é imprescindível que se tenha uma ótima coletagem de dados relevantes de segurança, ótimo fluxo de compartilhamento de informações e coordenação de incidentes entre setor e governo.

Normas e processos de triagem para segurança do transporte de baterias de lítio

Uma das principais formas de apoio do governo é o desenvolvimento de normas e processos de triagem, como já existem para a seguranças das cargas aéreas, para que os despachantes aduaneiros passem a agir todos dentro desse processo e normas, trazendo assim mais eficiência.

Vale ressaltar que a IATA pede que as normas sejam desenvolvidas com base em resultados e estejam em sintonia com os processos no mundo.

Ações incluídas

Para realizar todos os pedidos acima, foram sugeridas as seguintes ações: 

  • Atualizações do Regulamento de Mercadorias Perigosas e desenvolvimento de material de orientação complementar.

  • O lançamento de baterias de lítio CEIV com intuito de melhorar tanto o manuseio e quanto o transporte seguro de baterias de lítio em toda a cadeia de suprimentos.

  • O desenvolvimento de uma Safety Risk Management Framework (estrutura de gestão de riscos à segurança) específica para o transporte das baterias.

  • O lançamento de um Sistema de Notificação de Ocorrência com Mercadorias Perigosas, que fornece às empresas aéreas um mecanismo de compartilhamento de informações em situações envolvendo mercadorias perigosas não declaradas ou declaradas incorretamente.

Mais conteúdos sobre o comércio exterior

Aqui no nosso blog e redes sociais você encontra conteúdos super relevantes como explicações, conceitos e atualidades sobre o comércio exterior no Brasil e no mundo.

Os dois últimos posts que fizemos foram: Balanço Comercial do Brasil de Janeiro a Abril de 2022 e Acordo promete grandes avanços na desburocratização para empresas OEA.

Agora, se você quer entrar neste mercado e deseja fazer tanto importação como exportação de forma segura, eficiente e sem estresse, confie na Elox Trade. Fazemos toda gestão de importação e exportação para a sua empresa, ou até mesmo podemos ser o departamento de comércio exterior da sua empresa.

Deseja saber mais? Fale com um dos nossos consultores.